O Lobo Ensinou-me Uma Coisa Nova! | XDT Studio

O Lobo Ensinou-me Uma Coisa Nova!

Olá lindas companheiras! 

Mais um ciclo lunar se cumpriu mas, se há ciclos em que a rotina dos gestos se assemelha ao ciclo anterior, este ciclo lunar trouxe experiências menos boas e experiências surpreendentes… Junho foi… atípico!

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o vírus bateu aqui à nossa porta, apanhando todos sem exceção cá em casa. Foram por isso cerca de duas semanas, em clausura e descanso, recobro… A doença passou, mas por vezes tenho sentido que a energia continua lá na mó de baixo… por isso tento ainda dar-me o descanso que o meu corpo pede, mesmo sabendo que isso tem atrasado tanto o meu fluxo de trabalho…

A vida nem sempre é fácil, a vida é dual, como o mar é ora calmo, ora tempestuoso, com as suas marés altas e baixas… Mas quando aceitamos a tempestade passageira na nossa vida, tal como abraçamos e amamos a calmaria dos dias amenos, tendemos a ganhar mais resistência. E leveza! A leveza de aceitar as mudanças e os contrastes, em vez de lhes resistirmos!

E por falar em contrastes… 

…Foi precisamente durante este tempo meio caótico e duro que, num impulso, aceitei novos desafios! Desafios que me trouxeram uma nova experiência muito enriquecedora tanto a nível pessoal como profissional (esperamos!) … 

Ainda antes de ter começado a dar sinais de doença… uma bela manhã, tirei uma cartinha do meu Oráculo dos Animais (da Colette Baron-Reid). A carta do Lobo falava-me em aprendizagem, em continuar a aprender… e independentemente de outros significados que a mensagem me trazia e que facilmente me levariam a pensar em aprendizagens de outro nível… eu senti que uma vozinha me sussurrava uma outra direção… Num impulso, fui procurar uma formação online de… costura! Sim! Costura!!! 🙂

Afinal, tinha em casa uma máquina de costura de 30 anos, avariada, há anos a ganhar pó… e uma grande vontade de pegar nela, há muito tempo!… Sempre adorei coser, desde pequena. E quando a minha comprou a máquina, tinha eu uns 9/10 anos, não resisti a pedir-lhe que me ensinasse.

Mas a minha experiência com a máquina de costura sempre foi mais intuitiva, nunca fiz nada com moldes nem aprendi muitas técnicas para além das coisas simples. 

As minhas últimas experiências na costura foram talvez há uns 10 anos atrás, em que fiz imensos Bonequinhos durante a gravidez do meu filho mais novo, a maioria ficaram para os meus filhos ou ofereci… mas eu própria tenho uma especial adoração por bonequinhos pequenos e fofos (a minha criança fica feliz… que posso dizer?) 😀

Resumindo e voltando um pouco atrás… O primeiro sítio onde procurei foi no CEARTE. E sorte a minha, dentro de duas semanas iria abrir uma formação de costura 100% e-learning chamada Bonecos Contadores de Histórias! Inscrevi-me, levei a máquina a arranjar e meti mãos à obra!

Entre Junho e Julho foram 50 horas de formação online (que terminaram mesmo ontem!) a costurar um boneca contadora de histórias, daquelas bem difíceis e com uma boa dose de nível de exigência (ufff!) porque são 3 em 1 – neste caso, era uma capuchinho vermelho de um lado, avó e lobo no outro! O LOBO, vejam só!!! Foi tão especial eu sentir que se não fosse a cartinha do Lobo, eu não estaria ali…. e a história escolhida para a formação foi precisamente esta!

A formadora, uma costureira incrível, passou toda ou, tanto quanto possível, muita da sua preciosa sabedoria e experiência, a um grupo com cerca de 12 mulheres de norte a sul do país – algumas delas, experientes artesãs e “bonequeiras”! – e onde não faltou muita “converseta” à volta da agulha, riso e partilha.

Foi mesmo uma experiência a repetir! A minha boneca não está terminada ainda, irei apresentar o trabalho final na próxima semana, e ainda tenho de terminar certos pormenores.

Esta formação despertou ainda mais em mim a vontade de continuar, tanto a aprender, quanto a experimentar, aperfeiçoar e criar, bonecas e não só! Por isso, acredito que nos próximos meses surjam aqui outras coisas para além de pinturas e ilustrações! 🙂

A propósito, a ilustração deste artigo é a minha Capuchino Vermelho e os prints estão disponíveis aqui na loja!

Written by

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »